A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação. Sua
presença pode ser um ingrediente chave no desenvolvimento da marca, e sua
ausência uma desvantagem.
Quando a cor ocupa um espaço adequado, com o destaque necessário, ela
pode ser utilizada a favor da informação e da comunicação, pois adquire força
para propagar toda simbologia.
As cores estão muito ligadas à emoção e podem
influenciar psicologicamente na reação do público que se deseja alcançar. Sendo
assim a escolha da cor na realização de um trabalho, dependendo da situação,
pode causar reações positivas ou negativas, pois se tratam de elementos que
provocam estímulos imediatos. Por este motivo é primordial estar por dentro da
psicologia das cores e seus significados. As cores também tem um enorme
significado nos logotipos. Uma ou mais cores de tons variados podem passar a
ser mais importante até que a próprio símbolo/logotipo. Grandes marcas usam
esse conhecimento para chamar mais atenção do consumidor.
VERMELHO: Ação,
aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão,
força e vigor.Cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como
o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por
isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.
ROSA: Apreciação,
delicadeza, feminilidade, gentileza, inocência, romantismo, leveza.O Rosa é uma cor extremamente feminina, causa sensação de delicadeza e
inocência.
AMARELO: Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade,
aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento.O amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visível. Em
um logo ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e
aquecimento.
VERDE: Ambiente ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde,
inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade.O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor agradável e
neutra. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas
empresas vem usando essa cor.
AZUL: Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade,
lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade. Esta é a cor mais usada em logos de automóveis e tecnologia, poi passar a ideia
de confiabilidade e segurança.
"A cor é uma das
ferramentas mais importantes na comunicação"
Nenhum comentário:
Postar um comentário