terça-feira, 10 de abril de 2012

O Movimento Modernista

O objetivo é fazer a relação entre as tendências do período modernista, movimento que mais marcou a história da arte, com as peças publicitárias e design de hoje.

A proposta do movimento era de romper os padrões acadêmicos pré-estabelecidos. Perceberam que o paradigma que viviam era ultrapassado e se fazia necessário romper as barreiras culturais e de estilos. Para ficar claro sobre a revolução artística que se deu neste período: as artes deveriam imitar a realidade, especialmente a pintura. Não poderiam fugir da realidade, então, esta novidade foi plantada e começaram a surgir representações artísticas que claramente fugiam do padrão estético estabelecido no decorrer dos tempos. Se referiam como a renovação absoluta da criação.
Na Europa – O movimento modernista começou mais cedo, além de ter passado por fases muito bem marcadas ao longo do período.
EXPRESSIONISMO – Expressão da percepção com uma conotação mais emocional e instintiva; se utilizavam da sinestesia para representar a arte. Aplicavam o exagero como forma de reafirmar os seus propósitos, que refletiam em proporção e profundidade. Representação de desordem espiritual e do caos. Seus principais artistas foram Van Gogh e Edvard Munch.
HOJE:  É comum encontrar campanhas publicitárias, especialmente em fotografias que se utilizem desse estilo pra exprimir força em uma idéia. 
FUTURISMO – Em virtude da produção em massa e da iminência da substituição do homem pela máquina, o movimento retratou a exaltação à tecnologia, a dinâmica e a velocidade. Seu principal membro foi Marinetti, autor de Manifesto Futurista.
HOJE: O Futurismo concretizou o uso de onomatopéias através de tamanhos e formatos na expressão gráfica. Muito dos experimentos tipográficos foram iniciados nesse período. Esta tendência é utilizada hoje em filmes publicitários conhecida como lettering.
CUBISMO – Ruptura mais clara dos paradigmas estéticos anteriores. A representação artística se dava através de formas geométricas.

HOJE: Pelas sua própria característica, a composição vetorial se dá primitivamente a partir de formas geométricas; é facilmente encontrado nas ilustrações de representação artística e de função (no design e na propaganda).




SURREALISMO – Buscavam a super-realidade, a não-superficialidade. Inspirados por Freud, trabalhavam o inconsciente exaustivamente. Os principais artistas foram Salvador Dalí e Rene Magritte.

HOJEUm curta-metragem foi lançado em março de 2012 seguindo o conceito surrealista, utilizando maquiagens excêntricas e construído em torno da ideia de convergência e harmonia entre as coisas vivas.






DADAÍSMO – Observava-se reações violentas e negativas das aceitações passivas. A arte era provocativa e ao mesmo tempo inovadora. Foi rapidamente associado ao anarquismo da arte, marcado pelo sarcasmo impresso no caráter das peças. Marcel Duchamp se destacou dentre os artistas desta tendência.
HOJE: Seguindo o espírito de Duchamp ao dizer que “será arte tudo o que eu disser que é arte”, a Vodka Absolut promoveu uma campanha utilizando sobras de produtos industriais após inutilizados de suas funções, e então, fixou a composição em um tronco de árvore.
o Brasil – Não se opunham à realização artística anterior, mas eram contra quaisquer condições que inibissem o livre-arbítrio criativo, simplesmente buscavam uma nova expressão. Lasar Segall fez o primeiro contato em 1913 com a arte européia desta forma mais inovadora, logo quando veio ao Brasil e expôs suas claras tendências expressionistas. Entretanto, quem caracterizou o anti-academicismo no movimento foi Anita Malfatti, que seguiu as tendências expressionistas trazidas por Segall, que até então não sofria tantos questionamentos de função na sociedade artística do período. Malfatti chamou atenção e apontou novos caminhos principalmente através do uso das cores. Entre os que se interessavam por essa inovação, Di Cavalcanti era um deles. Viveu na Europa e conheceu vários artistas notáveis da época. Quando foi dada a oportunidade, foi um dos incentivadores da Semana de Arte Moderna, em 1922. Com sua arte amadurecida, ganhou espaço de forma mais definitiva na pintura brasileira.
A importância da Semana Moderna de 1922 se deu pelo fortalecimento da proposta de busca por novos caminhos na arte brasileira, que já vinha acontecendo desde muito tempo e contribuiu decisivamente para a arte moderna brasileira.



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